Região

timboO Vale do Itajaí, também conhecido por Vale Europeu, é a região mais alemã do Brasil. Sua colonização foi efetuada principalmente no século XIX por imigrantes alemães. Já os italianos começaram a chegar à região nas últimas décadas do século XIX. A influência germânica é sentida em toda a região, desde a arquitetura enxaimel, o idioma, a culinária, o artesanato e as festas típicas – com destaque para a Oktoberfest de Blumenau.

Visitar o Médio Vale é ter a sensação de estar em outro país. A arquitetura, a culinária, os costumes, sua gente, tudo lembra a Europa. São mais de 520 mil habitantes detendo um dos melhores padrões de qualidade de vida do Brasil.

Além de suas tradições o Vale Europeu, como é mais conhecido, destaca-se pela pujança de sua economia. É uma das regiões mais ricas não só de Santa Catarina, mas também do país. É bastante industrializado, com rodovias de fácil acesso e próximo do Porto de Itajaí e de São Francisco do Sul. Com seus costumes e pujança, o Médio Vale é uma prova de que o Brasil é um país que tem tudo para dar certo.

Mas o Vale não é fértil apenas na agricultura, em sua industrialização, na cultura, na alegria de seu povo. Merecem destaque lindos cenários de belezas naturais, dando aos amantes do ecoturismo um prato cheio de atrações.

Timbó, cidade localizada no centro do Médio Vale é conhecido como a Pérola do Vale, por sua beleza, riquezas naturais e qualidade de vida de seu povo. Possui 34,7 mil habitantes (Fonte IBGE/2008) e foi classificada pela ONU como a 10ª cidade brasileira com maior nível de desenvolvimento humano.

Saiba mais: www.timbo.sc.gov.br